2 de julho de 2019

Tempo de Leitura: 3 minutos

A história mostra a visita do personagem aos Estúdios Mauricio de Sousa e orienta como agir diante de uma criança com autismo

Capa do gibi Turma da Monica nº 51, de jul/2019.

O personagem André, criado pelo desenhista Mauricio de Sousa em 2003, especialmente para falar sobre autismo, é capa e o tema da principal história em quadrinhos da revista Turma da Mônica nº 51, de julho de 2019 — “Tem lugar pra todo mundo nessa turma” (Editora Panini, 68 páginas, R$ 6,00).

A história se passa durante as comemorações dos 60 anos dos Estúdios Mauricio de Sousa, que recebe a visita de André, um amiguinho muito especial, mas que ninguém contava que fosse aprontar tanto! Depois de descobrir uma passagem secreta, ele se aventura pelo mundo da turminha mais amada do Brasil e, durante seu passeio, repete frases ou palavras que ouve de outras pessoas ou mesmo da TV. Conhecido como ecolalia, esse é um dos sinais do autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Publicidade
ExpoTEA

O personagem André, que até então fazia parte de conteúdos institucionais via Instituto Mauricio de Sousa, vem ganhando destaque para que as famílias possam entender melhor sobre o autismo e conviver de maneira positiva, aprendendo com as crianças dentro do TEA. Atualmente tem histórias publicadas na Revista Autismo e também foram lançadas pelo Instituto Mauricio de Sousa animações com informações para ajudar na identificação precoce de alguns sinais e sintomas, além de dicas para promover a inclusão e a convivência social dessas pessoas.

“A participação cada vez maior do André nas histórias da Turminha é importante para mostrar para a criançada,de um jeito lúdico,como todos ganham ao conviver com as diferenças. Além disso, temos muitos fãs dentro do Transtorno do Espectro do Autismo e queremos que eles se sintam representados”, diz o desenhista Mauricio de Sousa.

“O André nas bancas não só mostra uma inclusão efetiva do personagem autista nas histórias em quadrinhos, como também provoca um processo de conscientização mais natural sobre autismo — diferente das importantes cartilhas e materiais mais didáticos — e voltado ao público em geral, não só aos já interessados no assunto, contribuindo com o diagnóstico e tratamento precoces”, afirma Francisco Paiva Jr., editor da Revista Autismo.

É possível ler algumas páginas da HQ aqui no site da Revista Autismo (www.RevistaAutismo.com.br). A HQ completa está na revista Turma da Mônica 51, já nas bancas.


Página 4 do gibi Turma da Monica nº 51, de jul/2019.
Página 6 do gibi Turma da Monica nº 51, de jul/2019.
Página 15 do gibi Turma da Monica nº 51, de jul/2019.
Página 24 do gibi Turma da Monica nº 51, de jul/2019.

CONTEÚDO EXTRA

Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é uma empresa que produz histórias em quadrinhos no Brasil há 60 anos e é responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, a empresa já lançou mais de 400 títulos até hoje, e detém mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos do Brasil. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1,2 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz conteúdos disponíveis em várias plataformas com a mais alta tecnologia, aliando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil produtos.

Sobre a Panini
O Grupo Panini, estabelecido há mais de 57 anos, com fábricas em Modena, na Itália, e no Brasil, e subsidiárias em toda a Europa, América Latina e Estados Unidos, é líder mundial no setor de colecionáveis e líder em publicações de quadrinhos, revistas infantis e mangás, na Europa e na América Latina. A empresa possui canais de distribuição em mais de 130 países e emprega uma equipe de mais de 1.200 pessoas.

COMPARTILHAR:

Podcast Introvertendo traz conversa de autistas sobre hiperfoco

Podcast Introvertendo discute expectativas e frustrações de autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)