O pesquisador e youtuber Willian Chimura participou do 106º episódio do podcast Introvertendo, lançado nesta sexta-feira (5), cujo título é Saúde Mental na Pandemia. Apresentado por Tiago Abreu e com a presença de Luca Nolasco, o episódio centra-se nas discussões em torno da pandemia de COVID-19 dentro da comunidade do autismo.

Na ocasião, Willian Chimura traçou uma reflexão sobre a importância de tratamentos e atendimentos profissionais para autistas. “Quando a gente tá falando sobre autismo, a gente não está falando apenas de um serviço que tudo bem continuar depois. Você está perdendo um tempo de desenvolvimento que pode ser valioso pra pessoa”, afirmou.

Além disso, ele também avaliou algumas decisões do Governo Federal. “Todo mundo responsável entende as consequências do vírus e não podemos considerar apenas como uma ‘gripezinha’, mas ao mesmo tempo, quando você tem, por exemplo, decisões como já foram tomadas agora no sentido de abrir academias, manicure e outros estabelecimentos, eu começo a questionar: ‘Poxa, isso é serviço essencial mas uma terapia não é?'”, perguntou.

A discussão também inclui questões comuns em autistas adultos, incluindo comorbidades como depressão e ansiedade, construção de rotinas, procrastinação, interações sociais, acompanhamento médico, uso de medicações e o isolamento social.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.