O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, lançou nesta sexta-feira (9) o seu 137º episódio, chamado “O Autismo e o ‘Novo Normal'”. O conteúdo foi apresentado por Luca Nolasco, que é autista, e contou com as participações do analista de sistemas Paulo Alarcón e da estudante de Arquitetura e Urbanismo Carol Cardoso, também autistas.

O episódio deu enfoque ao retorno de atividades em plena pandemia, e de que forma autistas estão lidando com o chamado “novo normal”. Entre os assuntos, foram discutidas as mudanças de rotina de trabalho e estudo, sobrecargas sensoriais, habilidades sociais perdidas e acessibilidade.

Sobre a perda de habilidades, Carol Cardoso fez breves comentários. “Não tô mais habituada a sair de casa porque eu percebi que coisas que antes eu já tinha me acostumado fazer, por exemplo, ficar em salas de espera, acabaram sendo praticamente insustentáveis. Fez me dar conta de quanto que faz falta fazer a minha terapia de grupo presencial”, afirmou.

“O Autismo e o ‘Novo Normal'” é o episódio final de uma série desenvolvida pelo podcast Introvertendo sobre os efeitos da pandemia na comunidade do autismo. Antes disso, foram lançados seis episódios, entre eles “Relatos de Quarentena” (102), “Autistas em Protestos e Manifestações?” (115) e “Pandemia, Máscaras e Cansaço” (120).

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.