1 de janeiro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (1) o seu 155º episódio e o primeiro de 2021, chamado “O Problema dos Fogos de Artifício”. O episódio trouxe a participação de três adultos autistas e seus relatos sobre a virada de ano, especialmente a queima de fogos de artifício.

O analista de sistemas Paulo Alarcón citou que sofria com fogos de artifício na infância. “Mas com o tempo eu fui pegando o gosto e muito por causa do ambiente que eu fui criado. Eu fui criado grande parte da minha vida em Ubatuba, uma cidade litorânea aqui no litoral norte de São Paulo, uma cidade turística que tem a temporada aí na época das festas de Ano Novo e que tem uma queima de fogos extensiva feita pelos hotéis da região”, compartilhou.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Além disso, foi citado no episódio as discussões recentes dentro do legislativo brasileiro sobre fogos de artifício, incluindo a PL 6881/2017, que prevê a proibição de fogos de artifício com estouro em todo o país. O tema geralmente é abordado no contexto dos direitos dos animais, mas nos últimos anos também tem ganhado força em relação aos direitos dos autistas.

Segundo Tiago Abreu, um dos responsáveis pelo Introvertendo, “O Problema dos Fogos de Artifício” marca o início de um período de férias do podcast, em que apenas um episódio será lançado a cada duas semanas até o final do mês de fevereiro. Além disso, foi anunciado o ingresso definitivo de Carol Cardoso na formação. Ela já gravava com a equipe desde julho de 2020.

“A Carol é um achado, até porque ela não tinha redes sociais, nenhuma visibilidade na comunidade, e carregava experiências de vida diferentes por morar no norte do país. Mantínhamos contato desde 2019 e a primeira gravação com ela foi tão boa que continuamos a convidá-la mais vezes. É uma pessoa extremamente organizada e agradável que vai somar bastante no podcast em 2021, agora como integrante oficial”, afirmou Tiago.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Esperança para Rett

A relação entre a não extradição de Julian Assange e o autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)