18 de maio de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, atualmente o principal podcast sobre autismo do Brasil, lançou excepcionalmente nesta segunda-feira (18), o seu 102º episódio, cujo título é Relatos de Quarentena. Baseado no cenário da pandemia de Covid-19, o conteúdo reuniu os podcasters Thaís Mösken e Tiago Abreu, além do jornalista Victor Mendonça (O Mundo Autista) e a psicóloga Gabriela Neuber, todos autistas.

Durante o episódio, os participantes discutem aspectos do distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. Foram abordadas questões como os contatos presenciais, atividades de trabalho, previsibilidade e dificuldade de se adaptar à mudanças e diferenças entre autistas no processo de isolamento.

Publicidade
ExpoTEA

Na ocasião, Thaís Mösken, que é engenheira e mora sozinha em Florianópolis, falou sobre os cuidados individuais que tem tido. “Eu passo o dia com meu gato e tento manter o máximo afastamento possível de outras pessoas. É claro que a gente não consegue garantir que tá 100% seguro, mas eu acho que reduzir o risco tanto quanto possível e bem importante”, afirmou.

O episódio também contém reflexões sobre o entendimento que autistas possuem em relação ao novo cenário. “A gente vai ter essa questão da inflexibilidade cognitiva, alguns vão flexibilizar mais e outros menos, mas as pessoas não se dão conta de que um autista que recebeu um diagnóstico tardio tem um nível de resiliência monstra, só não contaram isso para ela. E, na psicologia, quando a pessoa está em acompanhamento, o que ela vai aprender sobre isso é validar os próprios recursos”, disse a psicóloga Gabriela Neuber.

Este é o primeiro episódio do Introvertendo com a participação de Victor Mendonça como parceiro. Diagnosticado com autismo aos 11 anos, Mendonça é youtuber, jornalista, escritor e responsável pelo canal e portal O Mundo Autista. “É um prazer ter o Victor gravando com a gente. Ele participou como convidado em um episódio de 2019 e, após muitas conversas, decidimos estreitar os laços”, disse Tiago Abreu.

Apesar da participação frequente de Victor, o Introvertendo seguirá com os mesmos 10 integrantes fixos de sua formação mais recente, anunciada em janeiro deste ano. Por outro lado, Victor Mendonça assinará projetos novos do podcast Introvertendo, incluindo séries de reportagens em áudio produzidas ao lado de Tiago Abreu, que serão lançadas ocasionalmente ao longo do ano. A primeira, “Neurodiversidade”, será lançada em junho.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

História da Síndrome de Asperger é tema de podcast

Autistas falam sobre dificuldade de lidar com mudanças

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)