Home Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Cadastre aqui seu email para ser avisado
sobre mais EVENTOS ONLINE da Revista Autismo

Assista agora!

1º Congresso Online pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo — palestrantes — 2.abril.2020 — Revista Autismo

ONU declarou todo 2 de abril como a data para conscientizar a sociedade

A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

Para 2019, o tema escolhido pela ONU foi “Tecnologias assistivas, participação ativa” e o secretário-geral das Nações Unidas enviou mensagem falando de inclusão e sobre a importância de dar voz aos autistas adultos.

Alguns exemplos são: o Empire State Building (nos EUA), a Torre Eiffel (na França), a CN Tower (no Canadá), as pirâmides do Egito, entre outros. No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).

Em 2018, o tema foi o empoderamento das mulheres autistas.

História em quadrinhos

Tirinha exclusiva da Turma da Mônica e o André para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Revista Autismo
André, da Turma da Mônica, no cartaz da campanha nacional para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2020 - Autismo: Respeito para todo o espectro - #RESPECTRO

A pedido da Revista Autismo, o desenhista Maurício de Sousa produziu uma tirinha especial para o 2/abril — com o André, o personagem autista da Turma da Mônica —, através do Instituto Maurício de Sousa. No início de 2019, o instituto fez parceria com a revista. Neste ano (2020), o André, o personagem autista da Turma da Mônica, está em um dos cartazes oficiais da campanha.

Vários eventos, palestras e caminhadas são realizadas em alusão à data, em todo o Brasil. O maior deles em 2019 foi a caminhada na Av. Paulista, que reuniu mais de dez mil pessoas em prol da causa (veja nosso artigo “Caminhada pelo autismo azulou a Av. Paulista” e assista ao vídeo do minidocumentário “Dez mil azuis“).

TEA

Fita símbolo do autismo — Revista Autismo
Fita símbolo do autismo

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. Saiba mais sobre autismo no nosso artigo “O que é autismo?“.

Veja mais informações sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo no site da ONU (em inglês): em www.un.org/en/events/autismday.

Caminhada pelo Autismo na Avenida Paulista, em SP — Revista Autismo
Avenida Paulista na caminhada pela conscientização do autismo em 2019: 10 mil pessoas

Mais informação: