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Campanha Nacional 2020 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Cartaz da campanha nacional 2020 da Revista Autismo para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Um dos cartazes da campanha nacional 2020 da Revista Autismo para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Autismo: Respeito para todo o espectro

#RESPECTRO
#autismo
#DiaMundialDoAutismo

Mais informações: DiaMundial.RevistaAutismo.com.br

Esta é uma campanha para todo o Brasil, de uso irrestrito e gratuito por parte de qualquer pessoa ou instituição interessada em divulgar informação sobre autismo. Todo o material está em duas versões com e sem a marca da Revista Autismo, para que qualquer um, mesmo que não queira citar o nome da revista (por qualquer motivo), possa integrar a campanha e unir forças para fazermos uma conscientização nacional muito mais efetiva.

A campanha foi toda criada sem nenhum custo pela agência The White, de Manaus (AM), que apoiou a causa e deu sua contribuição para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo de 2020 (nosso muito obrigado a eles!).

Vale repetir: todo material aqui disponibilizado é GRATUITO e pode ser utilizado por QUALQUER PESSOA que desejar.

Veja as instruções de como usar todo o material no fim desta página.


Press-release para a mídia

Camisetas

  • Modelo mais barato, com apenas uma cor

Ofícios a serem protocolados

Cartazes

História em Quadrinhos da Turma da Mônica

Tirinha exclusiva da Turma da Mônica e o André para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Revista Autismo

Banners

Imagens para postar nas redes sociais


Instruções de como usar

O tema

O objetivo desta campanha é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade (de dentro para fora). Portanto, vamos usar a palavra espectro para conscientizar a população a respeito das enormes diferenças do autismo em cada pessoa, do grande espectro de variedade em relação à maneira como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta cada indivíduo.

Caminhadas

As caminhadas e manifestações públicas, na medida do possível, deverão estar concentradas nos dias 4 ou 5 de abril de 2020 — sábado e domingo. Caso seja tradição em sua região fazer em outro dia da semana, mantenha a realidade do local e tente organizá-la na data mais próxima possível.

Ofícios

Os modelos de ofícios servem para que sejam enviados a escolas e empresas, para solicitar que vistam azul no 2 de abril e, assim, integrem a campanha pela conscientização (e sugerir que falem sobre autismo, logicamente, com seus colaboradores e alunos). Para iluminar de azul os monumentos, cartões-postais e prédios de sua cidade (de 30.março a 5.abril), há um modelo de ofício para ser enviado ao prefeito e às secretarias de saúde e educação — ou a qualquer outro órgão público. Você precisa apenas preencher com a data e seus dados pessoas ao final, e assinar o ofício para protocolá-lo na prefeitura de sua cidade (uma cópia para cada órgão/secretaria).

Press-release para a mídia

Envie o texto e a imagem do press-release para a imprensa da sua cidade, seja qual for o tamanho, para toda a mídia (jornal, revista, rádio, TV, internet, influenciadores, celebridades). Se for mais fácil publicar com minha assinatura, por ser jornalista (Francisco Paiva Junior), envie assim; se for preciso tirar meu nome e deixar em branco, envie em branco; se for preciso você assinar o texto como sendo a(o) autor para que seja publicado, lhe autorizo a fazer assim também. A ideia é que a informação seja publicada, para conscientizarmos cada vez mais a sociedade.

Logo da Revista Autismo

Há versões com a logomarca da Revista Autismo e versão sem nossa logomarca. Preferencialmente, use o material com a logomarca, dando crédito à Revista Autismo por esta campanha. Porém, se por qualquer motivo, você não goste da Revista Autismo e não queira divulgar nossa marca, é permitido usar as versões sem logotipo (sem necessidade de nenhuma justificativa ou comunicado). O mais importante é que todos participem da campanha.

Logo da sua instituição

É permitido que seja colocada a logomarca da instituição que está promovendo ou realizando a campanha em cada local, em cada região, em cada cidade. Na camiseta, preferencialmente na frente, logo acima do logo da Revista Autismo. Nos cartazes e banners, na lateral esquerda da imagem, mas acima (sem interferir na frase do tema).

Apoio ou patrocínio

Também é permitido colocar o patrocinador ou apoiador da campanha em sua região. Na camiseta, tem um local somente para apoiadores ou patrocinadores, nas costas. A palavra apoio pode ser trocada por patrocínio. Nos cartazes e banners, na lateral esquerda, mais abaixo (sem interferir na imagem da pessoa).

Camisetas

As camisetas, que podem ser personalizadas com logomarcas, conforme descrito acima, também têm permissão para serem vendidas por suas respectivas instituições, como fazem em anos anteriores. Não há nenhuma restrição, nem obrigação de pagar nada de direitos autorais, royalties ou qualquer participação para Revista Autismo. A campanha toda, vale repetir, é gratuita. Vale esclarecer que a Revista Autismo não vende camisetas ou qualquer outro produto.

Nas redes sociais

Ao postar algo da nossa campanha nas redes sociais, procure usar as hashtags: #DiaMundialDoAutismo, #autismo e #RESPECTRO.

A hashtag #RESPECTRO é a união das palavras “respeito” + “espectro”, com o objetivo de levantar esta hashtag nas redes sociais a fim de suscitar a curiosidade das pessoas para “O que é esse tal de #respectro?” e podermos falar sobre o espectro do autismo.

Dúvidas

Em caso de qualquer dúvida ou sugestão, envie email para [email protected], com o assunto “Campanha 2020” (basta clicar aqui).