Vista parcial da capa da Revista Autismo nº 11 - dez/2020

Não deixei Alysson Muotri escrever artigo para esta edição da Revista Autismo. Seria demais. Está parecendo até a Muotri Magazine, hahaha. Brincadeiras à parte, o neurocientista brasileiro é destaque desta edição por ter encontrado dois fármacos que são fortes candidatos ao tratamento da Síndrome de Rett — e sua louvável tentativa de fazer esses testes clínicos aqui no Brasil. Torçamos. Tudo possível graças à tecnologia de “minicérebros” utilizada em seu laboratório, na Universidade da Califórnia em San Diego (EUA). Uma esperança para um tratamento inovador para Rett. Se isso não bastasse, ele ainda mandou, neste mês, a segunda “remessa” de organoides cerebrais para a Estação Espacial Internacional, em parceria com a Nasa!

Outra figurinha carimbada aqui é Mauricio de Sousa, que, além das HQs do André que publicamos em toda edição — desta vez com Chico Bento! —, fez um vídeo espetacular com histórias reais e inéditas sobre empreender (contando, por exemplo, como que ele ganhou “seu primeiro dinheirinho”) para o nosso novo programa de Empreendedorismo Social com foco em Autismo (ESA). Na sequência, participei com ele de uma live para a Bienal Virtual do Livro de São Paulo. Fui o mediador do debate, com o tema da inclusão de personagens com deficiência nas histórias infantis. Imperdível. Ambos os vídeos estão disponíveis no nosso site. Como generosidade é a palavra-chave ligada ao pai da Turminha, ele ainda fez uma tirinha exclusiva para nós, um especial de Natal com o André presenteando o Papai Noel. Ficou muito fofa!

Destaque também, claro, para o lançamento da Tismoo.me, a primeira rede social do mundo dedicada ao autismo. Sucesso total e com uma lista de espera que só cresce e deve ter todos os convites ativados em muito breve. Quem está usando tem adorado.

Outra inovação que fizemos foi a criação de uma skill para a Alexa (uma espécie de aplicativo com interação por voz). Dessa forma, gratuitamente é possível ativar a skill nos equipamentos com a assistente virtual da Amazon. Vale ler a reportagem.

Como nem tudo são flores, perdemos o inigualável ativista Nilton Salvador. Perda inestimável para a causa. A amiga Claudia Moraes fez uma homenagem que está publicada nesta edição e tem seu texto completo na versão online.

Por último, destaco a reportagem “Recortes de Raça”, feita por 3 jornalistas autistas, sobre racismo no espectro, preconceito e autistas pretos.

Boa leitura e nosso desejo de um ano bem melhor!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*