Artigos
Share


Can Game é proposta de software multidisciplinar para crianças autistas PDF Imprimir E-mail
Artigos e Notícias - Artigos
Escrito por Eraldo Guerra   
Dom, 23 de Junho de 2013 17:37
Share

Por Eraldo Guerra

Capa do Jogo Can GameOlá caros leitores, sou Eraldo Guerra, de Recife (PE). Atualmente sou educador da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM) e mestrando no Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife. Foi a partir do mestrado que surgiu minha ligação com o autismo, quando precisava definir uma linha de pesquisa para desenvolver um projeto ou estudo de caso que fosse minha tese de defesa. Assim iniciei minha busca por um tema que tivesse uma importância para mim e uma relevância para sociedade, uma vez que enquanto educador da ETEPAM priorizava desenvolver projetos ou atividades com meus alunos, que promovessem um impacto, seja ele social ou ambiental.

O tema autismo veio por um acaso da vida, pois não tenho parentes ou amigos com autismo, sendo esse um dos principais motivos pelo qual, as pessoas buscam conhecer o assunto. Assim, comecei a ler sobre assuntos relacionados à tecnologia social, ao uso da tecnologia como qualidade de vida, além de casos de uso da tecnologia na área da saúde ou educação. De tantas pesquisas e buscas, acabei encontrando um blog que contava a história de uma menina chamada Carly Fleischmann, sua história de vida mexeu demais comigo. Para quem desconhece, em resumo se trata de uma história de superação: ela foi diagnosticada como uma criança com autismo grave e retardo mental severo. Porém ela acabou contrariando todas as expectativas médicas e gerando questionamentos à Ciência ao mostrar uma evolução inesperada.

Leia mais...
 
Autismo e cursos online PDF Imprimir E-mail
Artigos e Notícias - Artigos
Escrito por Murilo Queiroz   
Qua, 12 de Junho de 2013 14:04
Share

Educacao-a-distancia

Um pouco sobre os cursos online, gratuitos, de nível universitário e de como eles podem ser úteis para pessoas com autismo de alto funcionamento

 

Por Murilo Queiroz

 

Recentemente os chamados MOOCs (Massive Open Online Course, cursos gratutos, online, de nível superior) têm recebido muita atenção. Cada um deles corresponde a mais ou menos uma matéria de faculdade, e qualquer pessoa com uma conexão à Internet pode participar: são gratuitos e interessantíssimos.
Sites como o Coursera.org, Udacity.comedx.com, associados a universidades famosas (MIT, Harvard, Berkeley, e muitas outras) oferecem uma quantidade enorme de cursos - inicialmente apenas na área de engenharia mas hoje cobrindo muitas outras áreas, como literatura, história, medicina, política, química e economia. Muitos dos cursos, inclusive, contam como crédito nas universidades associadas (algumas delas cobram uma taxa nesse caso).
Leia mais...
 
Contribua para o projeto 'A Fada do Dente' PDF Imprimir E-mail
Artigos e Notícias - Artigos
Escrito por Patrícia Beltrão Braga   
Sex, 10 de Maio de 2013 12:25
Share

Por Patrícia Beltrão Braga


Logotipo do projeto Muita gente chega para mim e diz: “o que é esse projeto com nome engraçadinho? Oque ele tem a ver com autismo?” Eu explico.
Provavelmente, vocês que estão lendo este texto agora sabem como um autista se comporta. Mesmo entre os diferentes tipos de autistas, é possível achar algo em comum, como a dificuldade de sociabilidade por exemplo. Entretanto, o que vocês não sabem é: por que o autista se comporta dessa forma? O que o faz diferente? Qual a explicação para isso? Estas perguntas permanecem ainda sem resposta até mesmo para os cientistas. O que sabemos é que alguns genes podem estar envolvidos. As diferenças que encontramos entre quem tem e quem não tem autismo só podem ser explicadas se conseguirmos “olhar” para o que está acontecendo dentro da cabeça do autista, ou seja, o cérebro, e isso não é possível, a não ser por exames de imagem, que ajudam, mas tem limitações.

Leia mais...
 
Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2017 PDF Imprimir E-mail
Artigos e Notícias - Artigos
Escrito por Paiva Junior, editor-chefe   
Dom, 24 de Fevereiro de 2013 15:04
Share

Acesse e CURTA a página do evento no Facebook e ajude a DIVULGAR.

 

BRASIL

Cartaz do Dia Mundial de
Conscientização do Autismo (versão de 2015) — 2/abril

 

cartazDiaMundialAutismo2013-Brasil-800x1131

...
O que é Autismo?
É uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento.
(saiba mais na ed. setembro/2010
...
Quantos autistas temos?
No mundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas.
(saiba mais
...
Então é mais comum do que se pensa?
Sim, o autismo é mais comum em crianças, por exemplo, do que se somarmos os casos infantis de câncer, diabetes e AIDS, juntos! 
...
Quem criou a conscientização todo 2/abril?
A ONU criou a data no fim de 2007, iniciando a campanha em 2/abril/2008. Desde então, anualmente o mundo todo se ilumina de azul pelo autismo.
...
Leia mais...
 
Autismo & Realidade faz seu 1° workshop PDF Imprimir E-mail
Artigos e Notícias - Artigos
Escrito por Martim Fanucchi   
Seg, 18 de Junho de 2012 12:53
Share

Por Martim Fanucchi,

editor de Arte


Autismo & RealidadeO “I Workshop Autismo & Realidade" — cujo tema foi "Atualização e Práticas de Intervenção Multidisciplinar” — foi realizado nesta quinta, sexta e sábado (14, 15 e 16/06/2012), em São Paulo, com palestras em dois auditórios, simultaneamente. Os espectadores foram divididos entre profissionais de saúde, educadores e pais. No período da manhã foi mostrada toda parte teórica de cada assunto proposto. Durante as tardes, tudo aquilo que foi exposto pela manhã em teoria era aplicado na prática em intervenções individuais, nas diversas crianças inscritas para essa avaliação. Esse encontro entre os profissionais, os pais e a criança ocorriam num estúdio montado ao lado dos auditórios e, por meio de filmagem, era transmitido ao vivo no telão com tradução simultânea. Foram 24 casos ao total.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL